segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Oficina de Xadrez

O presente trabalho vem sendo desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, localizada no município de Cassilândia – MS. O intuito é promover a busca pelo conhecimento, o raciocínio-lógico e  também o desenvolvimento das habilidades necessárias à realização de uma partida de xadrez.

Sabe-se que o xadrez  é um estímulo ao exercício de inúmeras habilidades, tais como a construção de hipóteses, estratégias, organização do pensamento, concentração, controle da ansiedade e paciência (PAIM, 2010).
A escola possui   uma ampla sala de jogos muito bem equipada, porém, sem utilização até a realização do projeto. A metodologia utilizada consiste em incentivar o raciocínio lógico dos alunos, estimulando-os não apenas ao manuseio básico das peças, mas principalmente a criar suas jogadas, provocando a sua compreensão a respeito dos erros e acertos .
 Essa metodologia reflete sua eficácia não apenas no xadrez, mas também nas demais disciplinas da grade curricular, uma vez que aspectos como desenvoltura e raciocínio são trabalhados a partir das aulas da oficina.
A execução desse trabalho é de grande relevância tanto para a formação dos alunos do ensino fundamental, como para a formação dos bolsistas do Pibid que correspondem aos futuros professores.
  Esse trabalho permite o contato com diversas realidades, que agregaram inúmeros conhecimentos à prática docente. Com o desenvolvimento do projeto, pode-se constatar que a prática do Xadrez reflete também no contexto da sala de aula, tanto nas questões disciplinares quanto na esfera ensino-aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário