O presente trabalho vem sendo
desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, localizada no
município de Cassilândia – MS. O intuito é promover a busca pelo conhecimento,
o raciocínio-lógico e também o
desenvolvimento das habilidades necessárias à realização de uma partida de xadrez.
Sabe-se
que o xadrez é um estímulo ao exercício
de inúmeras habilidades, tais como a construção de hipóteses, estratégias,
organização do pensamento, concentração, controle da ansiedade e paciência
(PAIM, 2010).
A escola possui uma ampla sala de jogos muito bem equipada,
porém, sem utilização até a realização do projeto. A metodologia utilizada
consiste em incentivar o raciocínio lógico dos alunos, estimulando-os não
apenas ao manuseio básico das peças, mas principalmente a criar suas jogadas,
provocando a sua compreensão a respeito dos erros e acertos .
Essa
metodologia reflete sua eficácia não apenas no xadrez, mas também nas demais
disciplinas da grade curricular, uma vez que aspectos como desenvoltura e
raciocínio são trabalhados a partir das aulas da oficina.
A execução desse trabalho é de
grande relevância tanto para a formação dos alunos do ensino fundamental, como
para a formação dos bolsistas do Pibid que correspondem aos futuros
professores.
Esse
trabalho permite o contato com diversas realidades, que agregaram inúmeros
conhecimentos à prática docente. Com o desenvolvimento do projeto, pode-se
constatar que a prática do Xadrez reflete também no contexto da sala de aula,
tanto nas questões disciplinares quanto na esfera ensino-aprendizagem.


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